terça-feira, 20 de setembro de 2011

O Despertar da Criatividade através da Terapia Expressiva Centrada na Pessoa



O Despertar da Criatividade através da Terapia Expressiva Centrada na Pessoa
Curso Teórico-Vivencial
A ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA, uma das principais vertentes da Psicologia Humanista, fundamentada nos trabalhos pioneiros de Carl Ransom Rogers, tem sido considerada revolucionária nas áreas da psicoterapia e da educação, ampliando sua utilização nos mais variados campos: trabalhos com pequenos e grandes grupos, workshops transculturais (comunidades de aprendizagens), resolução de conflitos raciais e internacionais, planejamento rural, desenvolvimento organizacional, aconselhamento familiar e pastoral e expansão da criatividade.

NATALIE ROGERS, psicóloga e filha de Carl Rogers, tem integrado os princípios da Abordagem Centrada na Pessoa com formas expressivas, que possam estimular o potencial criativo inerente a todas as pessoas. Sua proposta de trabalho, desde 1974, tem sido denominada TERAPIA EXPRESSIVA CENTRADA NA PESSOA e inclui a utilização de recursos expressivos, desde o movimento, dança, som, desenho, fantasia dirigida, pintura, escrita livre, experimentados em um ambiente seguro e facilitador.

Através da integração das diferentes formas expressivas, Natalie Rogers percebeu uma inter-relação, onde uma forma de arte nutre a outra, o que denominou de CONEXÃO CRIATIVA. Assim, através da vivência e da reflexão teórica, pode-se explorar a relação entre a auto-expressão, poder pessoal e crescimento integral.

Atualmente, a maioria dos profissionais da área de saúde de nossa sociedade, precisa confrontar as situações que transcendem seu campo de conhecimento específico: é o médico, que não encontra justificativa orgânica para as queixas de seus doentes ou a professora que percebe a dificuldade de aprendizagem de seus alunos, motivada por questões emocionais ou o assistente social, carecendo de orientação teórico-técnica para formular adequadamente uma compreensão social do empregado faltoso. Assim, tanto os profissionais quanto seus "clientes" precisam lançar mão de suas capacidades criativas para conseguirem lidar eficientemente com as questões emergentes e quotidianas.

Objetivo Geral
:

Treinamento de Profissionais e/ou estudantes de Psicologia e das áreas da saúde e da educação nas habilidades expressivas e criativas, a partir da Abordagem Centrada na Pessoa.
Objetivos específicos:
  • Atualizar os conhecimentos teórico-práticos referentes à Abordagem Centrada na Pessoa;
  • Aprender a se expressar por diversos meios (arte, dança, movimento, desenho, escrita, fantasia dirigida, etc.);
  • Vivenciar as diversas técnicas expressivas, apreendendo seus objetivos e aplicações;
  • Participar da criação de uma comunidade de aprendizagem significativa;
  • Aperfeiçoar as habilidades de comunicação;
  • Desenvolver o potencial criativo, aplicando-o nos níveis pessoal e profissional.

Público Alvo:
Estudantes e profissionais da psicologia e das áreas da saúde e da educação.
NOVA TURMA: 14, 15 e 16 de outubro
Horário:
Sexta - 19:00h às 22:00h
Sábado - 9:00h às 12:00h - 14:00h às 17:00h
Domingo - 
9:00h às 12:00h
Investimento:
Estudantes: R$ 350,00
Profissionais: R$ 450,00
Parcelado em até três vezes - primeira parcela em agosto 
Facilitadora:
Drª. Márcia Alves Tassinari (CRP-05/1718)
 formada pela PUC-RJ (1975); Formação em Abordagem Centrada na Pessoa com Rogério Buys (1974/75); Treinamento em Abordagens Centradas na Pessoa com John Keith Wood e Maureen Miller (1977 e 1978); Mestrado em Psicologia (UFRJ, 1999); Doutorado em Psicologia (UFRJ, 2003), psicoterapeuta individual e de grupo, facilitadora de workshops (desde 1975); sócia-fundadora do Centro de Psicologia da Pessoa (desde 1975), onde é membro da equipe da Formação; Professora Assistente e Supervisora Clínica da Universidade Estácio de Sá, onde também coordena o SPA – Serviço de Psicologia Aplicada (Campus Norte Shopping). Participa de eventos nacionais e internacionais da Abordagem Centrada na Pessoa (desde 1974), bem como promove eventos relacionados a Abordagem Centrada na Pessoa. Promoveu a vinda de Natalie Rogers ao Brasil, em 1989, quando organizou e participou do Treinamento em Terapia Expressiva Centrada na Pessoa.

Conteúdo Programático 
  • Os fundamentos da Abordagem Centrada na Pessoa: a tendência atualizante/formativa, as condições facilitadoras, o processo psicoterapêutico, o papel e as funções do facilitador.
  • O Processo Grupal: a formação de um clima facilitador, o poder pessoal, o papel do facilitador, os desafios dos grandes grupos, as condições facilitadoras.
  • O ensino Centrado no Aluno: princípios básicos, limites e possibilidades.
  • Técnicas Expressivas através do movimento, som, dança, arte, fantasia dirigida e escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário