segunda-feira, 23 de maio de 2011

Livro Memórias da Psicologia Catarinense


A história da Psicologia em Santa Catarina ganhou um importante marco histórico no último dia 19 de maio. O CRP-12 fez o lançamento do livro Memórias da Psicologia Catarinense - Volume I – Entidades, uma obra que reúne a trajetória de 32 instituições e revelam a evolução das áreas de atuação da Psicologia no Estado.



O evento foi realizado junto com a abertura do I Congresso Catarinense Psicologia: Ciência e Profissão e contou com a presença especial da psicóloga mestre Emiliana Maria Simas Cardoso da Silva, professora aposentada da UFSC. Ela contou o esforço de um grupo de profissionais na década de 1970 para que fosse criado o primeiro curso de Psicologia em Santa Catarina, na Universidade Federal. “Fomos pesquisar o mercado para saber onde os formados poderiam trabalhar depois de terminar o curso e hoje vemos que os campos são muito mais amplos, há muito mais possibilidades de atuação graças à expansão da Psicologia na área social”, destacou ela.
A presidente do CRP-12, Marilene Wittitz, ressaltou que a diversidade de áreas da Psicologia está apresentada no livro, o que reforça a ideia de que a ciência pode estar em todos os lugares, com qualidade e ética. “O Projeto Memórias da Psicologia Catarinense foi iniciado em 2010 e está ligado a todo o processo de resgate do Sistema Conselhos rumo aos 50 anos da regulamentação da profissão, a ser comemorado em 2012”. A conselheira federal, Deise Maria do Nascimento, e o professor da UFSC Carlos Augusto M. Remor, representando o Fórum de Entidades da Psicologia Catarinense (FEPSIC), participaram da mesa de autoridades.
SOBRE O LIVRO - Os textos são de autoria dos profissionais de cada uma das entidades, o que permitiu uma diversidade interessante nos estilos de apresentação de suas histórias. A ordem dos textos segue um critério histórico, ou seja, da mais antiga entidade ligada à Psicologia até a mais atual.

Fonte: CRP12 - crpsc.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário